O Chile tem se destacado como um destino de férias muito procurado pelos brasileiros, especialmente durante o inverno. Localizado a cerca de 4 horas de distância por via aérea, o país agora também oferece voos diretos partindo de Curitiba, tornando a viagem ainda mais acessível para os paranaenses.
Além das famosas estações de esqui, o Chile possui uma rica diversidade de belezas naturais. Sua capital, Santiago, impressiona com sua modernidade e áreas arborizadas, repletas de atrativos para os visitantes de todos os tipos.

Uma grande vantagem ao viajar para o Chile é que os brasileiros não precisam de visto, sendo suficiente a apresentação do RG ou passaporte válido para entrada no país.
Com todas essas qualidades, o Chile se torna uma opção incrível para quem busca experiências inesquecíveis e momentos únicos em meio a paisagens deslumbrantes e uma cultura cativante.
Uma surpresa encantadora
No mês de junho, o Premaker Douglas aproveitou suas férias em uma viagem para o Chile com sua esposa e em seguida nos contou um pouco sobre essa experiência surpreendente.
“Embora Santiago não tenha sido a minha primeira escolha, muito menos da minha esposa, foi uma surpresa incrível poder conhecê-la. É uma cidade encantadora e pudemos fazer alguns passeios por suas ruas e arredores.
Confesso que dois fatores contribuíram para essa viagem: voo direto de Curitiba com preços atrativos e o fato de podermos ir em junho, ainda baixa temporada.
Algumas dicas
Contamos com a ajuda da consultora Pâmela aqui da Premier para planejar as passagens, os hotéis, passeios, transfers e o seguro viagem. Com toda certeza ter uma pessoa especializada em viagens e turismo ajuda muito na elaboração do roteiro e, principalmente, nos dá segurança na hora de viajar. Por mais que nosso desejo seja que nada dê errado, ter esse suporte caso qualquer coisa aconteça nos traz tranquilidade.
Ficamos hospedados em um hotel próximo ao Costanera Center, a duas quadras da Rua Isidora Goycochea, região repleta de restaurantes e os famosos cafés chilenos. Dessa forma, pudemos andar bastante a pé e, quando necessário, recorremos aos serviços da Uber para chegar a lugares mais distantes. Na chegada, optamos pelo transfer privativo, recomendado pela Pâmela, o que nos proporcionou mais segurança e conforto, especialmente devido ao horário de chegada.
Foi fundamental pesquisar o clima na semana em que estaríamos em Santiago, pois levar as roupas corretas otimiza sua bagagem. Levamos algumas peças pesadas para os passeios onde estava muito frio, como Portillo, Embalse Y Yeso, Valle Nevado e outras mais leves para a capital e os passeios no entorno como city tour, vinícola, Passeo San Miguel e para almoços e jantares.
Chile sem neve
Um ponto que nos deixou ligeiramente frustrados foi que nevou muito pouco na região da Cordilheira e não pudemos esquiar. Nesse mesmo período de 2022 havia muita neve.
Apesar disso, procuramos sempre ver o lado bom das coisas e os dias estavam maravilhosos, assim pudemos realizar todos os passeios com um belo sol e tirar belíssimas fotos.
Cerro San Cristóbal

O passeio começa com a subida em um teleférico, lá do alto temos uma vista panorâmica da cidade, com opção de visitar uma capela, nadar em uma piscina pública e passear em um zoológico. Optamos apenas por subir com o teleférico e descer de bondinho.
Patio Bella Vista
Localizado no famoso bar boêmio de Santiago, o Patio Bellavista é um complexo de bares, restaurantes, lojas de arte e moda ao ar livre. Para todos os gostos, o local abre de manhã e adentra a noite com os pubs de música ao vivo e shows de dança.
Também é referência em arquitetura por conta do seu conceito aberto. Lembrem-se que o Chile é rico em sua diversidade gastronômica e não se bebe apenas vinho. Podemos encontrar deliciosos piscos, também originário da uva, e ótimas cervejas.
Sky Costanera Panorâmico

Localizado no maior prédio da cidade, o observatório está a 300m de altura e permite uma vista 360º de Santiago em dois andares, um fechado com vidro e outro parcialmente aberto. O local ainda tem um café bar onde aproveitamos para tomar um drink e apreciar o por do sol.
Vinícola Concha Y Toro

Ao redor de Santiago é possível visitar as vinícolas Undurraga e a Concha y Toro, que foi nossa escolha. Fundada em 1890, Concha y Toro é uma das vinícolas mais antigas do Chile e dona de outras marcas fantásticas de vinho. Lá pudemos visitar a vinícola e provar 3 vinhos ao final do passeio, pois queríamos apenas conhecer e degustar alguns rótulos sem refeição(a Concha Y Toro oferece diversas opções de passeio, inclusive com refeições incluídas).
Restaurante Giratório
Como o próprio nome diz, este restaurante gira 360 graus enquanto aproveitamos uma refeição elaborada e deliciosa. Aqui pudemos apreciar a beleza da cidade vista de cima e assistir um pôr do sol incrível. Um ambiente lindo, calmo e muito romântico. O cardápio é bastante variado, com opções para todos os gostos. Optamos por pular as entradas e fomos direto pro prato principal, acompanhado de um vinho chileno, claro!
Cerro Santa Lucia
Com seus 69m de altura, esse parque possui uma enorme área verde, uma belíssima fonte com a estátua de Netuno e um mirante de Santiago. O local possui muitas escadarias, no entanto não desanime, a vista recompensa.
Para visitar o Cerro não precisa fazer nenhum tipo de reserva antecipada. Se você tem alguma dificuldade de mobilidade, não recomendo a visita.
Embalse el Yeso

Localizado na região de Cajón del Maipo, este reservatório de água surpreende pela beleza e grandiosidade. Me atrevo a dizer que é um passeio obrigatório pois é possível fazer um “bate e volta” de Santiago. Uma lagoa azul turquesa cercada pela Cordilheira dos Andes é de tirar o fôlego.
Além da beleza, desfrutamos de um piquenique com vinhos e petiscos, o que transformou esse passeio numa experiência inesquecível.
Meu conselho aqui é você contratar alguém com experiência em dirigir na região, principalmente em épocas com neve. Também leve um casaco, devido a altitude o vento é sempre gelado.
Valle Nevado e Farellones Panorâmico
Trata-se de um dos locais mais visitados pelos brasileiros e a principal estação de esqui da América do Sul em número de visitantes. Saímos de Santiago com transfer que nos levou para o coração da Cordilheira dos Andes. Como não havia neve para esquiar, nosso passeio foi apenas para apreciar a paisagem e tirar lindas fotos. Se você for em época de neve, deverá se preparar com roupas específicas. A maioria dos passeios já param em lojas para locação e tem um ótimo custo-benefício.
Neve de menos à parte, Santiago é inegavelmente uma cidade belíssima, repleta de atrações para todas as idades e com excelente gastronomia. Esses atrativos nos deixaram ainda mais ansiosos para voltar, com o objetivo não apenas de conhecer a neve, mas também de realizar novas descobertas (o que, convenhamos, não será nenhum sacrifício).”
Férias no Chile: como escolher a melhor época

Se você deseja conhecer o Chile sem gastar muito e não se preocupa tanto com a neve, a melhor opção é visitar o país durante a baixa temporada ou no verão. Nessa época, você poderá desfrutar de paisagens deslumbrantes, diversos passeios e preços mais acessíveis.
Por outro lado, se o seu sonho é esquiar e aproveitar a neve, é recomendado planejar com antecedência e estar preparado para um investimento um pouco maior. Isso se deve ao fato de que os meses de julho e agosto, quando a neve costuma ser abundante, são considerados períodos de alta temporada.
Não importa se você busca aventura nas montanhas cobertas de neve ou prefere explorar as maravilhas naturais durante o verão, estamos prontos para tornar o seu passeio uma experiência única e inesquecível.
Entre em contato conosco e descubra todas as opções e possibilidades que o Chile tem a oferecer!







