Em agosto, as Premakers Kelen e Nicole embarcaram em uma experiência única por Mendoza e se encantaram com as paisagens deslumbrantes e experiências únicas.
Encante-se por essa cidade neste relato especial!
Mendoza
Mendoza é conhecida como a capital do vinho da Argentina e nos surpreendeu por inúmeros motivos. Muito mais que uma viagem qualquer, é uma cidade onde se vive, saboreia, sente aromas e também repleta de experiências únicas.
Chegamos em Mendoza num voo tranquilo operado pela Latam que fez o trecho Guarulhos -Mendoza direto. Optamos por contratar transfers privativos em todas as ocasiões pela segurança e principalmente pelo fato de não ser seguro dirigir visto que a maioria das experiências envolvem vinho. É importante lembrar que há fiscalizações no trânsito a todo momento.

1ª Experiência – Entre Cielos Wine Hotel Spa
Este hotel está localizado na região de Luján de Cuyo, a aproximadamente 30 minutos do centro de Mendoza. Um lugar lindo, intimista e fica em meio uma vinícola de uvas Malbec aos pés da Cordilheira dos Andes. Optamos por uma acomodação entre os vinhedos (Vineyard Loft), que fica ligeiramente afastado do prédio principal. Fomos recepcionadas de forma incrível e com uma ótima garrafa de vinho.
Este hotel boutique conta também com opções de relaxamento. Um dos destaques é para o Hammam, primeiro e único autêntico banho turco tradicional da América Latina. Outra possibilidade é experimentar a vinhoterapia oferecida pelo spa do hotel.
O restaurante do hotel é fantástico. A culinária é local mas conta com um toque de modernidade e elegância. Cada garrafa de vinho deste lugar, pudemos saborear muita história, tradição e bom gosto.
Outro fator que nos encantou foi o programa “EC Green” que o hotel possui: o cuidado com o meio ambiente, jardim com plantas nativas da região, separação de resíduos, reciclagem e compostagem (que vão para a própria terra da vinícola). Eles também produzem a água local com garrafas 100% recicladas (evitando descarte de resíduos plásticos), sendo elas microfiltradas, purificadas e remineralizadas, com ou sem gás, gelada ou natural.

2ª Experiência – Bodega Gimenez Riili
Uma bodega menor e familiar, mas muito muito charmosa e intimista. Também com uma visão privilegiada da Cordilheira, tem um vinho sensacional e uma degustação fora da curva. Nesta bodega fizemos apenas a visitação e degustação dos vinhos, não fizemos degustação de pratos.
O jardim é lindo, silencioso e nos proporcionou uma vista lindíssima.

3ª Experiência – Bodega Alfa Crux e Crux Cocina
Esta é a bodega que a Nicole queria conhecer desde o início. Há outras mais famosas e disputadas, mas essa ganhou nosso coração se tratando de arquitetura e imponência. Uma vista hipnotizante das cordilheiras, atendimento impecável e almoço delicioso. Optamos pelo almoço em cinco passos e foi incrível.
A visita pela bodega também vale muito a pena. É linda e enigmática.
O que realmente impacta nesta bodega é a estrutura. Entretanto, confesso que os vinhos da bodega anterior foram mais saborosos.

Alta Montanha – Aconcágua
Quando começamos a pesquisar sobre o destino, tudo que líamos e ouvíamos (além de vinho) era que este passeio era o “passeio imperdível”, e de fato é.
Vimos paisagens que nunca esqueceremos, algo único e marcante. Cada curva na estrada é uma surpresa visual. Geograficamente falando, o grande destaque e o ponto mais alto deste passeio é o Monte Aconcágua, maior pico do Hemisfério Sul e a maior montanha fora do continente asiático. Ele faz parte da Cordilheira dos Andes.

É Importante frisar que estar passeio dura o dia todo, então não agende mais nada neste dia, afinal são 400 Km ida e volta saindo de Mendoza. Nesta trip fizemos algumas paradas e vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas, mas as paisagens durante o percurso já são de tirar o fôlego.
Represa Potrerillos
A Represa Potrerillos foi construída em 2001 para conter o fluxo do Rio Mendoza e é um lugar belíssimo que acabou virando um atrativo a mais na região. O contraste do lago com a montanha traz uma paisagem dos sonhos. Assim que saímos de um túnel e nos deparamos com ela, ficamos sem palavras.

Povoado de Uspallata
Uspallata é uma cidade localizada perto da fronteira com o Chile, na Rota Nacional 7, que une a cidade de Mendoza a Santiago. Esse povoado tem grande importância histórica devido ao “Camino del Inca”, uma passagem pela montanha de grande importância para o Império Indígena. Lá almoçamos num restaurante super simples, mas delicioso. Nossos guias já realizaram o pedido ainda no caminho e assim que chegamos já estava tudo quentinho nos esperando.
Puente Del Inca
Localizada sobre o Rio Cuevas a 2.700 metros acima do nível do mar, a Puente del Inca é uma ponte natural coberta de sedimentos minerais que a pintam de tons de vermelho e amarelo. Ela possui 48 metros de comprimento e 28 de largura.
No século passado, próximo a ponte existia um hotel que era famoso pelas águas termais. Após uma imensa avalanche que atingiu a região, praticamente tudo foi destruído, restando apenas uma capelinha aos pés da montanha e a construção que funcionava como as termas ou banheiras, logo abaixo da ponte.
Tivemos o privilégio de estar nevando, o que certamente tornou a paisagem mais mágica ainda.

Parque Provincial do Aconcágua
Chegamos ao ponto mais alto da Cordilheira dos Andes. Uma das paisagens mais lindas que presenciamos em nossa vida. O Aconcágua é a montanha mais alta da América Latina com seus 6.962 metros de altitude e sem dúvida estar ali desperta várias emoções. Na noite anterior nevou bastante para nossa alegria, o que deixou a paisagem branquinha.
O monte pode ser visitado o ano todo com diversos tipos de paisagem. Contudo durante o período de nevascas que o cuidado precisa ser redobrado. Lembrando que optamos por contratar um transfer privativo e alguém com bastante experiência no percurso.

Hotel Sheraton Mendoza
Finalizamos nossa experiência em Mendoza no Hotel Sheraton. Hotel 5 estrelas, de ótima qualidade, quartos espaçosos e próximo a bons restaurantes. No entanto notamos que ele precisa de alguns reparos por ser antigo. O café da manhã é excelente.

O restaurante do hotel oferece vista de 360 graus do centro de Mendoza e da Cordilheira dos Andes.
A localização dele é um diferencial, assim conhecemos muitos lugares a pé e com total segurança. As ruas ao redor são bem tranquilas.
NOSSAS DICAS
Depois de todas estas experiências incríveis e poder conhecer um pouquinho mais dessa cidade incrível, tomamos a liberdade de deixar algumas dicas pra você que colocou Mendoza na sua lista de viagens.
Dica 1
Leve um spray ou soro fisiológico para passar frequentemente em suas narinas. O clima é extremamente seco e causa muito desconforto (para nós do Sul que não estamos acostumados).
Dica 2
Evite tênis branco. Ele ficará extremamente sujo em poucos minutos devido a poeira.
Dica 3
Se você se incomoda com pessoas pedindo, opte em sentar-se dentro dos locais que escolher beber ou comer algo, visto que tem sempre alguém pedindo na mesa externa.
Dicas de Restaurantes
Avenida Arístides Villanueva
Como ouvimos falar muito bem desta avenida, optamos em escolher um restaurante ali mesmo. Apesar de vários comentários positivos, não foi uma experiência gastronômica boa. O local é mais agitado, com inúmeros barzinhos e música alta. Não encaixou muito em nosso perfil.
Portanto, nossa dica é pegar referências antes de ir. Conversando com moradores da região, nos explicaram que esta avenida, que antes era o único polo gastronômico, está tendendo mais a vida noturna em si.
Avenida Sarmiento
Em contrapartida temos na Avenida Sarmiento. Esta avenida está sendo considerada o novo polo gastronômico de Mendoza e com lugares de excelente qualidade. Todas as refeições que fizemos ali foram de excelente qualidade e ótimo custo-benefício.

Peatonal Sarmiento
Um calçadão lindo e com inúmeros cafés, bares e restaurantes. Este foi um de nossos lugares preferidos para fazer o happy hour.
Francesco Ristorante
Um restaurante italiano fabuloso. Gostamos de cada detalhe, desde o aconchego do local, o atendimento e a comida. A carta de vinhos era ótima. Fica nossa recomendação.
La Lucia
Uma mistura de barzinho com restaurante. Um ambiente mais descolado, mas com uma comida de excelente qualidade. Também recomendamos de olhos fechados.
O Clima
Mendoza é um destino que pode ser visitado o ano todo. Mas se você quer ver as uvas nos pés verdinhos, o ideal é ir entre os meses de fevereiro a abril e o clima é bem quente.
Se você gosta de frio, os meses ideais são de junho a agosto. Os pés de uvas estão secos (o que também é incrivelmente lindo) e em contra partido começa o período de neve. Nós fomos em Agosto: pegamos neve mas também pegamos temperaturas de 27 graus. Consulte a previsão um pouco antes de embarcar.
Se você optar por ir entre os meses de dezembro a março, se prepare para temperaturas que podem passar dos 30°C.
Brasileiros na Argentina
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, basta levar o documento de identidade (RG) atualizado com menos de dez anos desde a emissão ou o passaporte válido.
Além disso, com os voos diretos saindo de Guarulhos ficou ainda mais fácil visitar o país.
Ficou com vontade de fazer uma viagem cheia de experiências como essa? Nossos consultores estão preparados para tornar este sonho realidade.







