Você sabia que aqui na Premier temos o “Tema do Ano”? São temas que nos ajudam e nos lembram que precisamos ser cada dia melhores uns com os outros. Já passamos pelo ano da Unidade, do Cuidado e agora, viveremos o ano da Generosidade na Premier Turismo.
Os anos de 2020 e 2021 foram de muitas superações e reinvenções. Resiliência e coragem foram capacidades desenvolvidas por todos nós para enfrentar crises, perdas e desafios. Foi preciso se reinventar diariamente.
Olhamos para o lado e observamos uma urgência em cuidar dos relacionamentos e restabelecer nossos recursos naturais.
Fazer a diferença
Baseados nos pilares da sustentabilidade, o desejo é que no próximo ano os Premakers possam continuar sendo generosos com a natureza, com o mundo e com as pessoas.
Que as ações nos âmbitos pessoal, comunitário e global possam reduzir ao máximo os impactos negativos provocados inicialmente pela falta de conexão entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
Juntos somos mais fortes.
A Indonésia
Depois de pesquisar a cultura e o comportamento de alguns povos, chegamos ao World Giving Index, estudo da Charities Ais Foundation (CAF), que tem por objetivo apresentar os países mais prestativos e bondosos no mundo.
Quem lidera esta lista é a Indonésia. Oito em cada dez indonésios doaram dinheiro no ano passado e a taxa de voluntariado do país é três vezes maior que a média global.
A cultura indonésia acredita que humanos dependem um do outro e que só unidos alcançaremos certos objetivos. Essa tradição tem até nome: “gotong royong”.
Mas afinal, o que podemos aprender com este país neste ano?
Independente da crise mundial, a generosidade pôde ser percebida na Indonésia, já que os dados mostram que ela não está ligada ao poder aquisitivo de uma nação, mas a uma atitude simples de quem compartilha a bondade.
Logo, podemos aprender algumas coisas para o ano da Generosidade: generosidade não é doar o que sobra, ou quando sobra. É compartilhar bondade. Generosidade independe do valor financeiro, é um ato de altruísmo que deve ser repassado de geração em geração. Proporcionar bem-estar ao próximo sem exigir nada em troca.
Ser generoso é estar em equilíbrio com as pessoas, com a natureza e com quem você foi criado para ser.
A flor Jasmim
O símbolo foi criado inspirado na flor Jasmim, uma das flores que pode ser encontrada no mundo todo. Porém, a espécie presente na Indonésia é ímpar. A flor é tão abundante no país que é conhecida como a flor nacional desde a década de 90. A versão do país tem um aroma inconfundível e é encontrada em praças públicas, jardins e até mesmo nos bosques e parques da Indonésia
As cores escolhidas, amarelo e verde, apesar de bem familiares para todos nós, foram propositalmente escolhidas para representar a sustentabilidade. O verde remete as florestas do país, que é 50% coberto por elas. Metade do país é verde! O amarelo além de remeter ao miolo da própria Jasmim, também simboliza alegria e riqueza. Quando falamos sobre generosidade é importante lembrar que nossa maior riqueza é ter com quem compartilhar.
As quatro pétalas da Jasmim, remetem aos quatro pilares da sustentabilidade:
- atitudes ecologicamente corretas
- economicamente viáveis
- socialmente justas
- culturalmente diversas
Chegou o momento em que nós como sociedade e como Premakers, precisamos tirar alguns conceitos do papel. Entre os variados conceitos ligados à sustentabilidade, estes quatro pilares são fundamentais para que uma comunidade cresça e se desenvolva de forma mais saudável.