A cada ano, milhares de empresas adotam o modelo home office para seu negócio. Sendo assim, os gestores devem saber lidar com os desafios gerados por ele, mas como os eventos corporativos estreitam os laços em tempos de home office?
Os colaboradores e gestores precisam dessa interação além do virtual. Conheça os desafios enfrentados por quem trabalha em casa e como os eventos corporativos podem evitar esses problemas.
Desafios gerados pelo home office
O home office já era a realidade de muitas empresas. Com a vinda da pandemia do COVID-19, ele se tornou algo ainda mais comum. Trazendo muitos benefícios como a economia de tempo de ida ao trabalho, flexibilidade de horário, dentre outros.
Porém, apesar de pesquisas apontarem que a maioria dos colaboradores preferem continuar no home office, nem tudo são flores. Podem surgir alguns desafios que pode comprometer a produtividade da equipe como:
Falha na comunicação com a equipe: não ter um contato presencial com a equipe pode fazer com que algumas informações sejam falhas. Para evitar que isso ocorra, procure ter plataformas de acesso rápido como Slack, Google Meet, Zoom para realizar reuniões com hora marcada ao longo do dia ou ao menos uma vez na semana para alinhamento;
Distrações: as interrupções podem vir de familiares ou do celular, sendo assim, separe um local para trabalhar e fique longe do que pode chamar a sua atenção como as redes sociais. Colocar seu celular no modo foco ou o deixar em outro cômodo pode ser uma opção;
Falta de contato social: essa falta de contato com os colegas pode causar uma desmotivação no colaborador. É importante que o gestor busque ficar atento na equipe, dando feedbacks e fazer questionários sobre a saúde mental dos funcionários;
Não ter uma rotina: poder dormir até mais tarde pode ser tentador para muitas pessoas. Estabeleça horários para fazer as suas tarefas, se necessário, faça pausas de 10 a 15 minutos a cada 90 minutos trabalhados. Essa é só uma sugestão, você deve respeitar os seus limites e estipular um tempo.
Como os eventos corporativos podem evitar problemas gerados pelo home office
Um dos grandes problemas com uma equipe home office é a falha na comunicação. Isso gera a diminuição da produtividade, desmotivação de bons colaboradores e até alta rotatividade de funcionários.
Os eventos corporativos trazem inúmeros benefícios para a empresa. Eles são uma dose de ânimo para os colaboradores, além disso, trazem outras vantagens como:
• Estreitar laços;
• Alinhar os valores da empresa;
• Promover a criatividade e a colaboração;
• Estimular a interação de todos;
• Networking;
• Manter a equipe motivada.
Tudo isso devido a essa interação humanizada e olho no olho entre todos. O funcionário identifica o reconhecimento por parte da empresa em melhorar a relação no ambiente de trabalho e fica mais motivado.
Tipos de eventos corporativos
Se você se interessa em melhorar a produtividade da equipe e, consequentemente, o crescimento da empresa, precisa conhecer os diversos tipos de eventos corporativos. Trouxemos algumas opções, uma delas vai se alinhar com o segmento do seu negócio.
Congressos: Eles podem ocorrer em um período determinado que pode ser de uma semana ou alguns dias. Podem acontecer várias atividades como palestras, mesas redondas, simpósios, cursos e debates.
Workshops: Esse é o tipo de evento corporativo em que há muita interação entre os participantes. Um conteúdo é exposto, em seguida é feita uma prática em grupos e uma conclusão. Assim, o conhecimento é absorvido por parte de quem participa. Ele é perfeito para empresas e pode durar em um ou dois turnos de 4 horas. É importante que eles sejam bem dinâmicos e tenham intervalos para o networking.
Simpósios: Os simpósios têm a presença de um moderador que apresenta e faz a moderação dos convidados especialistas nos temas abordados. Há a interação por parte dos participantes que enviam perguntas aos convidados que expõem o seu ponto de vista.
Mesa-Redonda: No caso da mesa-redonda há um debate direto. Nesse tipo de evento, o moderador tem um papel importantíssimo, ele articula e mantém a descontração sem perder o tom provocativo do tema abordado. O aproveitamento vai depender dos participantes.
Feiras: Esse tipo de evento reúne diversas empresas que expõem seus produtos para um público específico. É o que acontece na Bienal do Livro, por exemplo, que reúne diversas livrarias. O objetivo de muitas feiras é coletar contatos para futuras negociações.
Treinamento e cursos: Através de um processo de curto prazo, temas específicos são abordados e novas habilidades são desenvolvidas por seus participantes.
Team Building: Para aumentar a colaboração e integração entre colegas e aumentar a produtividade, essa é a melhor opção. Através de um conjunto de atividades, essa metodologia se encaixa para turmas desmotivadas ou que estão em constante conflito.
Convenções: As convenções possuem uma maior interação entre seus envolvidos e são excelentes para promover encontros entre colaboradores de uma empresa. Essa pode ser uma experiência enriquecedora para sua equipe de vendas.
Premiações e confraternizações: Valorizando e proporcionando momentos de descontração aos funcionários é uma ótima forma de motivar o melhor de cada um.
Seminários: Profissionais especializados transmitem seus ensinamentos através de atividades que desenvolvem novas capacidades.
São diversas opções e cada uma delas se adequa às necessidades e objetivos específicos de cada empresa ou negócio. Conte com a expertise de uma agência especializada para auxiliar na organização dos eventos corporativos da sua empresa.
Nós cuidamos do planejamento e gestão, garantindo que o seu investimento terá um excelente retorno e você pode concentrar os seus esforços em outros pontos importantes do evento, como os temas a serem abordados.